MULTÍMETROS

Tabela Lista

Direção Descendente

4 produto(s)

Tabela Lista

Direção Descendente

4 produto(s)



Bastante usado, o multímetro ainda é o causador de muitas dúvidas! Quando falamos de como usar multímetro, muitos dizem que sabem usar, porém, usam bem pouco a capacidade que um multímetro pode oferecer. E para esclarecer algumas dúvidas, vamos explicar o que é multímetro, para que ele serve e como usar multímetro.

multímetro

O que é multímetro?

O multímetro é um equipamento de medida elétrica, capaz de realizar a medição elétrica de três tipos diferentes: voltímetro, amperímetro e ohmímetro.

Este é capaz de medir:

  • Na função amperímetro, é capaz de medir Corrente elétrica (contínua e alternada)
  • Na função voltímetro mede-se a tensão elétrica (contínua e alternada)
  • Resistência elétrica na função ohmímetro
  • Capacitância para aqueles com o capacímetro incorporado
  • Temperatura também para alguns modelos
  • Entre outros

Um multímetro pode medir muitas grandezas e condições. A grandeza que pode ser medida depende do modelo do multímetro, da qualidade, da fabricação, do tipo e de outros fatores.

 

Tipos de Multímetros

Existem dois tipos de multímetros, os digitais e os analógicos.

Multímetros analógicos, bastante útil para os adeptos na área de Eletroeletrônica, mas também aplicado sem problemas em outras áreas. Baseados nos Galvanômetros (bobina móvel), cuja leitura acontece por meio de força eletromagnética na base em seu ponteiro mostrando a medição por meio de uma escala pré definida.

analógico

Multímetros Digitais - Composto por um display de cristal liquido (LCD) onde é visualizado as medidas executadas. Este LCD só consegue mostrar os valores das grandezas, pois possui circuitos análogo-digitais, que são os responsáveis na conversão da corrente elétrica para sinais digitais.

Existem também no mercado os multímetros de bancada e os portáteis. Contidos nas versões citadas acima, porém também são um tipo de classificação.

 

digital

 

Utilização de multímetro para Makers

Com o avanço da cultura Maker muitas pessoas buscam adquirir componentes e instrumentos para utilização em suas bancadas.

Aprender a utilização de multímetros para makers é de extrema importância, uma vez que o multímetro sem dúvidas é um dos principais equipamentos para bancadas de trabalho, desde a robótica até a eletroeletrônica.

Além do multimetro, o Maker necessita de mais equipamentos para fazer seus projetos, como placas Arduino e seus agregados.

PRINCIPAIS COMPONENTES DA FACE DE UM MULTÍMETRO DIGITAL

A face de um multímetro geralmente inclui quatro componentes:

  • Visor: Onde você pode visualizar as leituras de medição que está realizando, no caso doas analógicos seria o galvanômetro.
  • Teclas: Servem para você selecionar a funções. A quantidade de teclas varia de acordo com o modelo de cada multímetro.
  • Dial (ou chave rotativa): Para você selecionar as escalas relacionado às medições (volts, amperes, ohms) a serem realizadas.
  • Bornes de entrada: Ou tomadas de conexão, é onde você conecta as ponteiras de prova.

Cuidados ao manusear um Multímetro

Mesmo não sendo um aparelho muito difícil de usar, é preciso um conhecimento básico de elétrica/ eletrônica para saber manusea-lo com segurança. Então, estude sobre as grandezas elétricas e como elas se comportam em um circuito antes de manusear um multímetro!

Observe se a categoria do seu multímetro é a ideal para o serviço que você irá realizar. Uma medição feita por um multímetro de categoria inferior à indicada, além de causar danos ao aparelho, oferece um risco para o usuário por não ter as isolações adequadas da categoria correta teria.

Atente-se ao colocar as ponteiras de prova e ao selecionar a escala, a realização errada desses procedimentos pode danificar o multímetro.

 

Quais Categorias de utilização dos Multímetros

CAT I
Circuitos e equipamentos eletrônicos protegidos;
CAT II
Aparelhos domésticos, de escritórios, laboratórios e similares;
Tomadas ou pontos de alta tensão com circuitos de ramificações longas;
CAT III
Barramentos e linhas de alimentação de plantas industriais;
Painéis de distribuição;
Tomadas ou conectores com conexões curtas em relação à entrada da rede da concessionária;
CAT IV
Medidores de eletricidade e equipamentos de proteção de sobre corrente primário;
Linhas de baixa tensão do poste até a construção;
Linhas aéreas para edifícios isolados, linhas subterrâneas para bombas;

Verifique o multímetro antes de manuseá-los.

É importante verificar o multímetro, fazer um check list de itens de segurança, por exemplo:

  1.  Verificar se a chave seletora está funcionando normalmente, e se não encontra em uma posição diferente que será usada no momento.
  2. Verificar as pontas de prova, se não estão rompidas e se não estão com mal contato em alguma parte do cabo. Sugiro curto circuitar as pontas de prova em uma escala do Ohmímetro ou mesmo bip sonoro ligado, existentes em alguns modelos.
  3. Verifique o visor ou Galvanômetro, se está em bom estado e se está legível para realizar a leitura.
  4. Verifique a bateria e troque as de tempo em tempo.

bancada

QUANTO CUSTA UM MULTÍMETRO?

Não existe um valor médio para o custo de um multímetro, existem uns baratinhos que fazem suas funções básicas até os mais caros que estão acoplados outras funções de medidas de grandezas e até levando em conta as categorias de normas.

O multímetro é um aparelho prático, portátil e indispensável na vida de todos os profissionais e hobbistas do mundo eletro e eletrônico.

Definir a forma correta de usar esse equipamento acaba sendo uma questão muito relativa ao tipo de trabalho exercido e ao orçamento do técnico

 

 

Dicas na hora da compra do multímetro.

  • Existem atualmente diversas marcas e modelos desse equipamento, ao qual causa uma grande dúvida na hora da aquisição, o multímetro deve ser comprado de acordo com sua necessidade.
  • As marcas mais conhecidas atualmente são Minipa, Hikari, Fluke e Flir.
  • Procure sempre equipamentos com boas indicações, que tenham selo de qualidade dos órgãos regulamentadores e apresentem nível de segurança CAT compatível com seu uso.