CONECTORES ELETRÔNICOS

Tabela Lista

Direção Descendente

616 produto(s)

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  • Label
  • Label
  • Label
  • Label
  • Conector  2EDG macho (180°) passo 3,81mm verde - 12 vias
  • Label
  • Label
  • Label
  • Label
  • Label
  • Label
  • Label

Tabela Lista

Direção Descendente

616 produto(s)

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5


CONECTORES ELETRÔNICOS

Os conectores eletrônicos facilitam as conexões entre partes eletrônicas como placas módulos, fios etc.
Conectores eletrônicos facilitam as conexões entre circuitos eletrônicos, seja para comunicações ou interligações elétricas, existem "N´s" tipos e tamanhos de conectores.

conectores eletrônicos

Conectores eletrônicos são dispositivos eletromecânicos usado para junção de circuitos elétricos, cabos para eletrônica, cabos telefônicos módulos, placas de Arduíno etc. A maior parte dos conectores eletrônicos tem um gênero sendo, a parte macho, também conhecido como plugue, se conecta na parte fêmea levando o nome popular de soquete. As partes citadas podem ser removível ou acopladas entre elas.

Alguns conectores eletrônicos exigem ferramentas para se montados, prensados ou crimpados.  Uma junção tipo emenda pode ajudar no acoplamento entre dois conectores, como um  adaptador pode ser usado para união de conectores diferentes.


Milhares de configurações de conectores eletrônicos são fabricadas para aplicações das mais diversas possíveis.

 

Categorias de conectores eletrônicos

Os conectores eletrônicos podem ser divididos em quatro categorias básicas, diferenciadas por sua função:

  1. Conectores inline ou de cabo permanentemente presos a um cabo, para que possa ser conectado a outro terminal.
  2. Conectores de chassi ou painel permanentemente conectados a um equipamento pronto a receber outra conexão vinda de outro(S) periférico(S). 
  3. Conectores de montagem de PCB soldados em uma placa de circuito impresso, fornecendo um ponto para conexão de cabo ou fio, outra placa, etc. 
  4. Conectores de emenda ou junção que unem permanentemente ou temporariamente dois conectores.

 

Tipos de fixação dos conectores eletrônicos



Conectores crimpados são um tipo de conexão sem a necessidade de soldar, são prenssados para fixar um conector a um fio pré-desencapado.
A crimpagem é usada em conectores de emendas, plugues e soquetes. A crimpagem geralmente requer uma ferramenta de crimpagem adequada e específica ao conectora ser usado. Conexões de crimpagem eficazes deformam o metal do conector além de seu ponto de elasticidade, de modo que o fio comprimido causa tensão no conector circundante e essas forças se opõem para criar um alto grau de atrito estático. Nas conexões crimpadas, são altamente resistentes a vibrações e choques térmicos e puxões.
Os contatos dos conectores crimpados são permanentes (ou seja, os conectores e as extremidades dos fios não podem ser reutilizados).

Conectores eletrônicos soldados.

Muitos conectores são presos usando solda em suas partes de contatos eletrônicos. As partes soldadas em conectores são robustas e confiáveis ​​se executadas corretamente, mas requer um tempinho a mais para serem feitas do que as conexões crimpadas.

Ao soldar suas conexões, é possível derreter o dielétrico entre o contato elétrico ou fios. Isso pode causar problemas porque a condutividade térmica dos metais faz com que o calor se distribua rapidamente pelo cabo e pelo conector e, quando esse calor derrete o dielétrico plástico, pode causar curtos-circuitos ou isolamento prejudicado. As emendas soldadas também são mais sujeitas a falhas mecânicas do que as juntas frisadas quando sujeitas a vibração e compressão.

 

Conectores de isolamento-deslocamento

Já dá preguiça só de pensar a demora em retirar o isolamento dos fios, muitos conectores destinados a uma montagem rápida usam conectores de deslocamento de isolamento que cortam o isolamento quando é pressionado ao fio. Geralmente, eles têm a forma de uma abertura em forma de garfo no terminal, na qual o fio isolado é pressionado, que corta o isolamento para entrar em contato com o condutor. Para realizar estas conexões necessita ferramentas direcionadas para cada tipo de conector.

Os conectores de deslocamento de isolamento, geralmente usados ​​para sinais com baixa tensão. Aos de alta energia que sempre recomendado o uso dos crimpados ou mesmo soldados.

 

Cuidados a serem tomados nos acoplamentos dos conectores eletrônicos

Ter uma conexão segura e segura entre os conectores acoplados é crucial para evitar situações potencialmente perigosas que colocam o equipamento e, mais importante, vidas em risco. Cada estilo de acoplamento tem um conjunto diferente de recursos e benefícios principais, mas todos garantem uma conexão segura em qualquer momento. Como há tantos modelos de conectores disponíveis no mercado, escolher o mecanismo de acoplamento correto para sua aplicação é fundamental para evitar problemas.

 

Saiba mais conteúdo sobre Conectores aqui